Copyright © 2000-2003 Philip Rodrigues
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento ao abrigo da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou de uma versão mais recente publicada pela Free Software Foundation; sem Secções Invariantes, sem Textos de Capa Frontal, e sem Textos de Capa Traseira. Uma cópia desta licença está incluida na secção intitulada "GNU Free Documentation License".
O Klipper é o utilitário de cópia e colagem da área de transferência do KDE.
O Klipper é o utilitário da área de transferência do KDE. Guarda o histórico desta área e permite-lhe ligar o conteúdo da área de transferência às acções das aplicações. Comunique por favor todos os problemas ou pedidos de funcionalidades para Esben Mose Hansen (veja em http://mosehansen.dk/about os detalhes do contacto).
Para mostrar o histórico da área de transferência, carregue no ícone do Klipper ou carregue em Ctrl+Alt+V. Os itens anteriores da área de transferência são mostrados no topo do menu que aparece. Se seleccionar um desses itens copiá-lo-á para a área de transferência, a partir do qual poderá ser colado em qualquer aplicação do KDE ou do X, como de costume.
Pode procurar pelo histórico da área de transferência se o abrir (carregue no Klipper) e escrever a sua pesquisa. Os resultados são actualizados à medida que você escreve. No caso de desejar saber como usar as teclas aceleradoras no menu do Klipper, basta carregar em Alt e na tecla que deseja. Por exemplo, para limpar o histórico da área de transferência quando for aberto o menu do Klipper, carregue em Alt+L.
Para remover o Klipper, carregue no seu ícone na Bandeja do Sistema e, no menu que aparece, seleccione a opção .
O Klipper pode efectuar acções no conteúdo da área de transferência, baseando-se na possível correspondência com uma dada expressão regular. Por exemplo, todos os itens da área de transferência que comecem por “http://” podem ser passados ao Netscape® ou ao Konqueror como URLs a abrir.
Para usar esta funcionalidade, basta copiar um URL ou um nome de ficheiro para a área de transferência. Se existir uma expressão regular correspondente na lista do Klipper, irá aparecer um menu a mostrar-lhe as opções que tem (por exemplo, o Abrir o URL no Konqueror, o Abrir o URL no Netscape®). Use o rato ou o teclado para seleccionar a opção que deseja, para que o Klipper execute o programa que seleccionou e abrindo o endereço apontado pelo conteúdo da área de transferência.
Se não quiser efectuar nenhuma acção no conteúdo da área de transferência seleccione no menu para voltar ao que estava a fazer. Se deixar o menu, este irá desaparecer, deixando-o continuar o seu trabalho. Pode alterar o período em que o menu permanece aberto na janela de Configurar o Klipper... na acção Tempo-limite para o menu de acções da secção Geral.
As acções podem ser desactivadas por completo ao carregar no Klipper e ao seleccionar as , ou carregando em Ctrl+Alt+V seguido de Ctrl+Alt+X.
O conteúdo da área de transferência que corresponder a uma dada expressão regular poderá também ser editado antes de efectuar uma acção sobre ele. Seleccione no menu do Klipper, alterando o conteúdo da área de transferência na janela que aparece, antes de carregar no botão para executar a acção apropriada.
Ao carregar em Ctrl+Alt+R fará aparecer o menu para repetir a última acção efectuada pelo Klipper.
O Klipper poderá ser usado para definir o comportamento da área de transferência e da selecção no KDE.
O X Window System® usa duas áreas de transferência separadas: a “selecção” e a “área de transferência propriamente dita”. O texto é colocado na selecção bastando para tal seleccioná-lo e poderá ser colado com o botão do meio do rato. O texto, para a área de transferência em si, terá de ser explicitamente colocado nesta ao seleccioná-lo e carregando em Ctrl-X ou em Ctrl-C. O texto da área de transferência é colado usando o Ctrl-V ou seleccionando a opção ->.
Para mudar o comportamento da selecção/área de transferência, seleccione o no menu de contexto do Klipper, e na janela que aparece, seleccione a página Geral. Se seleccionar a opção Separar a área de transferência e a selecção faz com que a área de transferência e a selecção funcionem como áreas completamente separadas, tal como descrito acima. Com esta opção seleccionada, a opção Ignorar a selecção, se estiver também activada, irá evitar que o Klipper inclua o conteúdo da selecção no histórico da área de transferência e execute as acções no conteúdo da selecção. Se optar por Sincronizar o conteúdo da área de transferência e da selecção faz com que o conteúdo de ambas as zonas possa ser colado com o ou com a combinação de teclas Ctrl-V, e o mesmo se aplica para o texto da área de transferência.
Para ver ou alterar a configuração do Klipper, abra o menu do Klipper e seleccione as . A janela de configuração do mesmo irá aparecer. O seu conteúdo é descrito em baixo.
Faz com que o menu do Klipper apareça na posição do cursor do rato, em vez de aparecer na sua localização por omissão no Painel do KDE. Isto é útil se usa mais o rato que o teclado.
Se esta opção estiver activada, o histórico da área de transferência será gravado quando o Klipper sair, permitindo a si usá-lo da próxima vez que a aplicação for iniciada.
Se estiver seleccionada, todos os caracteres em branco (espaços, tabulações, etc.) no início e no fim do conteúdo da área de transferência serão removidos antes de passar o conteúdo da área de transferência para a aplicação. Isto é útil, por exemplo, se a área de transferência contiver um URL com espaços que, se for aberto por um navegador Web, iria causar um erro.
Se isto estiver assinalado, a selecção de um item do histórico faz com que o Klipper mostre o menu das acções desse item, se for apropriado.
Se estiver seleccionado, a área de transferência nunca ficará vazia. O Klipper irá inserir o item mais recente da área de transferência no histórico desta, em vez de permitir que este esteja vazio.
Altera o modo da área de transferência. Veja em “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
Altera o modo da área de transferência. Veja em “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
Altera o modo da área de transferência. Veja em “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
Altera o tempo que o menu das acções irá permanecer aberto se não fizer nada com ele.
Altera o número de itens que são armazenados no histórico da área de transferência.
Na secção Acções, carregue na expressão regular ou na acção que deseja editar. Irá aparecer um campo de edição no qual poderá alterar o texto como desejar. Certifique-se que carrega em Enter quando terminar.
Carregue no botão para adicionar uma expressão regular com a qual o Klipper deverá fazer a correspondência. O Klipper usa a QRegExp
do Qt™, a qual compreende a maioria das expressões regular que usaria no grep ou no egrep, por exemplo.
Pode adicionar uma descrição para o tipo da expressão regular (isto é “URL de HTTP”) carregando com o botão na coluna Descrição.
Poderá encontrar informações mais detalhadas sobre a utilização das expressões regulares do QRegExp
em http://doc.trolltech.com/qregexp.html#details. Lembre-se que o Klipper não suporta o modo de caracteres especiais indicados nesta página.
Edite a expressão regular tal como é descrito acima. Para adicionar um comando a executar, carregue com o botão e edite o comando que aparece na árvore por baixo da expressão regular.
, seleccione oRepare que o %s na linha de comandos é substituído pelo conteúdo da área de transferência, isto é se a sua definição do comando for kedit %s
e o conteúdo da sua área de transferência for /home/ze/ficheirotexto
, o comando kedit
será executado. Para incluir o %s na linha de comandos, assinale-o com uma barra invertida, como no exemplo: /home/ze/ficheirotexto
\%s
.
Abre a janela do Desactivar as Acções para as Janelas do tipo WM_CLASS.
Alguns programas, como o Konqueror, usam a área de transferência internamente. Se não quiser que o Klipper notifique a toda a hora ao usar uma dada aplicação, faça o seguinte:
Abra a aplicação.
A partir de um terminal, execute xprop | grep
e carregue depois na janela da aplicação que está a correr.WM_CLASS
O primeiro texto a seguir ao sinal de '=' é o valor a indicar.
Logo que seja adicionada a WM_CLASS, já não serão geradas mais acções para as janelas dessa aplicação.
A secção de atalhos permite-lhe alterar os atalhos de teclado que são usados para aceder às funções do Klipper. Pode alterar o atalho para uma de três coisas:
A acção seleccionada não poderá ser acedida directamente a partir do teclado
A acção seleccionada usa a tecla por omissão do Klipper. Estes são os atalhos referidos neste manual.
A acção seleccionada é atribuída às teclas que escolher.
Para escolher uma tecla personalizada para a acção que seleccionou, carregue na representação de uma tecla na parte inferior direita do ecrã para a activar, e indique a combinação de teclas desejada no seu teclado, como em qualquer aplicação do KDE.
Klipper
Programa copyright 1998 Andrew Stanley-Jones (asj AT cban.com)
Programa copyright 1998-2000 Carsten Pfeiffer (pfeiffer AT kde.org)
Mantido actualmente por Esben Mose Hansen. Veja em http://mosehansen.dk/about os detalhes do contacto.
Documentação copyright 2000-2003, 2005 Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.
O Klipper faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O Klipper pode ser encontrado no pacote kdebase em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.
O Klipper deverá ser compilado e instalado em conjunto com o pacote 'kdebase', e deverá aparecer no painel do KDE (o Kicker) quando você correr KDE 3. Se não aparecer, você podê-lo-á iniciar se seleccionar o ->->-> em qualquer menu de contexto no Kicker, o Painel do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team