Copyright © 2000 Matt Johnston
Copyright © 2004 Henrique Pinto
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O Ark é um gerenciador de pacotes (arquivos compactados) para o KDE.
Índice
O Ark é um programa para manipular diversos tipos de pacotes (arquivos compactados) no ambiente KDE. É possível visualizar os pacotes, adicionar ou extrair arquivos a pacotes existentes, ou mesmo criar pacotes. Vários formatos de pacotes são suportados, com o auxílio de programas adicionais, tais como tar, gzip, bzip2, zip, rar e lha. Se o plugin de integração com o Konqueror (parte do pacote kdeaddons) estiver instalado em seu sistema, o Ark se integrará aos menus de contexto do gerenciador de arquivos, permitindo a você realizar facilmente diversas operações, tais como adicionar arquivos à um pacote existente, ou extrair o conteúdo de um pacote para uma pasta específica.
Para abrir um pacote com o Ark, escolha , no menu , ou na barra de ferramentas. Você também pode abrir arquivos arrastando-os de uma janela do Konqueror e soltando-os no Ark. Arquivos de pacotes devem estar associados ao Ark, então você também poderá abrí-los clicando com o botão do mouse e escolhendo o Ark.
Assim que um pacote estiver aberto, você pode realizar várias operações nos arquivos contidos no pacote. Clicando com o botão , você pode escolher o que quer fazer:
do mouse em um arquivo dentro do pacote (ou selecionando o arquivo e usando o menuirá abrir o arquivo no visualizador de arquivos integrado, ou no programa de visualização padrão, caso o visualizador de arquivos integrado não seja capaz de visualizar o arquivo, ou você o tenha desabilitado na janela de Configuração.
permite a você abrir o arquivo no programa que você escolher.
vai abrir o arquivo para edição no programa de sua escolha. A diferença entre esse item e é que qualquer mudança feita no arquivo será salva no pacote.
irá excluir o(s) arquivo(s) atualmente selecionado(s) do pacote.
Assim que um pacote estiver aberto no Ark você poderá extrair arquivos dele. Para extrair arquivos, você pode selecionar o item , do menu , ou clicar com o botão no arquivo. O Diálogo de Extração permitirá que você selecione para onde os arquivos serão extraídos, e também quais arquivos serão extraídos.
extrai o último arquivo selecionado. Se múltiplos arquivos estão selecionados, apenas o mais recentemente selecionado será extraído.
extrai todos os arquivos do pacote.
extrai todos os arquivos selecionados.
permite a você especificar quais arquivos serão extraídos através de um padrão de nome de arquivo, por exemplo *.txt
ou *.jpg
. Observe que você poderá usar apenas um padrão de cada vez.
Você pode especificar a pasta para a qual os arquivos serão extraídos na caixa de texto "Extrair para:". Se você quiser mudar a pasta padrão, pode usar o item "Pastas" da janela de configuração do Ark.
Para criar um pacote no Ark, escolha a opção , no menu .
Você então pode entrar com um nome para o pacote. Você também pode escolher o tipo do pacote (TAR, ZIP, RAR, etc).
Uma maneira alternativa de adicionar arquivos ao pacote é arrastar um arquivo do Konqueror ou da área de trabalho e soltá-lo numa janela do Ark: o arquivo será automaticamente adicionado ao pacote.
Usar o visualizador integrado para visualizar os arquivos, se possível.
Habilita o plugin para extrair ou adicionar arquivos a pacotes através dos menus de contexto do Konqueror.
Essa opção só funcionará se o plugin de integração com o Konqueror (parte do pacote kdeaddons) estiver instalado.
Muitas dessas opções só afetam um tipo específico de pacote. Outros tipos podem se comportar de qualquer uma das maneiras, e o comportamento não é configurável.
Se você adicionar arquivos que já existem no pacote, só substituir os arquivos existentes se os arquivos adicionados forem mais novos que eles.
Afeta apenas pacotes do tipo LHA
Força os nomes dos arquivos do pacote para o formato 8.3 do DOS.
Afeta apenas pacotes do tipo ZIP
Converte os códigos de fim de linha em arquivos de texto para o formato usado pelo DOS.
Afeta apenas pacotes do tipo ZIP
Salvar links simbólicos dentro do pacote, ao invés de segui-los e incluir no pacote o arquivo para o qual o link aponta.
Afeta pacotes dos tipos RAR e ZIP.
Se você adicionar uma pasta à uma pacote, sub-pastas também serão adicionadas. Esta opção afeta pacotes dos tipos ZIP e RAR
Muitas dessas opções só afetam um tipo específico de pacote. Outros tipos podem se comportar de qualquer uma das maneiras, e o comportamento não é configurável.
Durante uma operação de extração, sobrescrever arquivos em disco que possuam o mesmo nome que os arquivos que estão sendo extraídos do pacote.
Salvar configurações de permissões, nome de usuário e grupo nos pacotes. Use essa opção com cuidado, já que ela pode resultar em arquivos extraídos que não pertencem a nenhum usuário válido em seu sistema.
Extrai todos os arquivos do pacote na pasta de destino, ignorando qualquer estrutura de pastas que esteja presente no pacote.
Nomes de arquivos serão convertidos para letras minúsculas (ou maiúsculas) na extração.
Isto irá mostrar o diálogo de Pastas, onde você poderá escolher as pastas padrão para diversas operações. Você poderá escolher uma pasta comum à todas as opções, usar a última pasta utilizada, ou uma pasta específica qualquer.
Cria um novo pacote
Abre um pacote
Mostra uma lista de pacotes recentemente abertos para você escolher
Abre uma nova janela do Ark
Recarrega o pacote atual a partir do disco. Essa opção irá atualizar o Ark caso algum outro programa tenha realizado mudanças no pacote.
Permite a você salvar o pacote atual sob um novo nome de arquivo
Fecha o pacote atualmente aberto
Fecha o Ark
Permite a você selecionar arquivos de acordo com o nome. Por exemplo, você pode usar *.txt
para selecionar todos os arquivos de texto presentes no pacote atualmente aberto. Observe que você não pode usar mais de um padrão ao mesmo tempo.
Seleciona todos os arquivos do pacote
Desmarca todos os arquivos do pacote
Inverte a seleção atual. Os arquivos selecionados serão desmarcados e os arquivos desmarcados serão selecionados.
Mostra a janela de Saída do Shell, que lhe permite ver a saída do último comando executado pelo Ark. Isso pode ser útil se você estiver tendo problemas.
Mostra a janela para Seleção de Arquivos para Adição, onde você pode selecionar arquivos para adicionar ao pacote. Aperte Ctrl e clique para selecionar múltiplos arquivos.
Mostra a janela de Seleção de Pasta para Adicionar, onde você poderá escolher uma pasta cujo conteúdo será adicionado ao pacote. Escolha uma pasta e clique no botão .
Exclui os arquivos selecionados do pacote.
Mostra a janela de extração, que lhe permite selecionar quais arquivo serão extraídos e o local para o qual esses arquivos serão extraídos.
Atual. extrai o último arquivo selecionado. Se múltiplos arquivos estiverem selecionados, apenas o mais recentemente selecionado será extraído.
Todos extrai todos os arquivos do pacote.
Arquivos Selecionados extrai todos os arquivos atualmente selecionados.
permite a você especificar quais arquivos serão extraídos através de um padrão de nome de arquivo, por exemplo *.txt
ou *.jpg
. Observe que você poderá usar apenas um padrão de cada vez.
Você pode especificar a pasta para a qual os arquivos serão extraídos na caixa de texto "Extrair para:". Se você quiser mudar a pasta padrão, pode usar o item "Pastas" da janela de configuração do Ark.
Abre o arquivo atualmente selecionado no visualizador de arquivos.
Abre o arquivo atualmente selecionado no programa que você escolher. A janela Abrir Com... permitirá a você escolher o programa adequado.
Abre o arquivo selecionado no programa que você escolher. Quaisquer mudanças que forem feitas ao arquivo serão refletidas no pacote.
Alterna entre mostrar ou não a barra de ferramentas.
Alterna entre mostrar ou não a barra de status.
Alterna entre mostrar ou não a barra de pesquisa.
Mostra o diálogo para Configurar Atalhos. Nesse diálogo, você poderá escolher atalhos de teclado para vários itens do menu.
Mostra uma janela padrão do KDE onde você poderá configurar os ícones presentes na barra de ferramentas.
Essa opção abre a janela de configuração do Ark. A janela contém quatro módulos (Geral, Adição, Extração e Pastas). A configuração do Ark é descrita na seção Configuração
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do Ark.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do Ark você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
O Ark é Copyright (c) 1997-2004, Os Vários Desenvolvedores do Ark
Autores:
Helio Chissini de Castro (helio AT conectiva.com.br)
Georg Robbers (Georg.Robbers AT urz.uni-hd.de)
Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
Roberto Selbach Teixeira (maragato AT kde.org)
Robert Palmbos (palm9744 AT kettering.edu)
Francois-Xavier Duranceau (duranceau AT kde.org)
Corel Corporation (autor: Emily Ezust) (emilye AT corel.com)
Documentação Copyright (c) 2000 Matt Johnston (mattj AT flashmail.com)
Documentação atualizada para o KDE 3.3 por Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
.
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O Ark faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O Ark pode ser encontrado no pacote kdeutils no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para usar o Ark, você precisará do KDE 3.3. O GNU Tar v1.12 e uma versão recente do gzip também são necessários de você desejar que o Ark trabalhe com pacotes do tipo TAR. Para que o Ark seja capaz de manipular outros tipos de pacote, programas adicionais, tais como zip, unzip, ar, rar e lha são necessários.
Para compilar e instalar o Ark sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de Ark:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o Ark usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team