Configurando o &kmplot;
Para acessar ao diálogo de configuração do &kmplot;, selecione a opção ConfiguraçõesConfigurar o KmPlot.... Algumas configurações poderão também ser alteradas no menu Editar.
As opções alteradas no diálogo de configuração do &kmplot; tornam-se o padrão para o &kmplot;, e só terão efeito quando for iniciado um desenho. As opções alteradas no menu Ver terão efeito imediatamente, mas não persistem depois de sair do &kmplot;.
Configuração Geral
Aqui você poderá definir as opções globais que serão gravadas automaticamente quando você sair do &kmplot;. Na primeira página, você poderá definir a precisão do cálculo, o modo angular (radianos e graus), a cor de fundo e os fatores de ampliação e redução. A segunda página permite-lhe definir as suas próprias constantes. O &kmplot; grava as constantes no mesmo arquivo que o KCalc. Isto significa que você poderá criar uma constante no &kmplot;, fechar o programa e carregá-la no KCalc e vice-versa. O &kmplot; só suporta nomes de constantes que consistam numa letra maiúscula e, se você definir um nome de constante no KCalc que não tenha um caractere, o nome será truncado. P.ex., se você já tiver as constantes "abacaxi" e "bananas", no KCalc, eles irão mudar de nome para o "A" e o "B" no &kmplot;.
Aqui está uma captura de tela do diálogo de boas-vindas do &kmplot;
Captura de tela
Configuração das Cores
Na página Coordenadas da opção de configuração Cores, você poderá modificar as cores dos eixos e a grade da área principal do &kmplot;.
Na página Funções, você poderá alterar as cores usadas para os gráficos das dez funções permitidas no &kmplot;.
Configuração das Coordenadas
A Configuração dos Eixos
Eixo X
Define o intervalo da escala do eixo dos X. Você poderá escolher um dos intervalos pré-definidos, ou selecionar um Personalizado para que possa definir o seu próprio intervalo. Observe que nas opções do Personalizado, você poderá usar as funções e constantes pré-definidas (veja em ) como os extremos do intervalo (⪚, configure o mínimo: para 2*pi). Você até poderá usar funções definidas por você para configurar os extremos do intervalo do eixo. Por exemplo, se você tiver definido uma função f(x)=x^2, você poderá configurar o mínimo: para f(3), o que faria com que o limite inferior do intervalo ficasse igual a 9.
Eixo Y
Define o intervalo para o eixo dos Y. Veja o Eixo dos X
acima.
Largura das linhas de eixo
Define a largura das linhas que representam os eixos.
Largura do traço
Define a espessura das linhas que representam os traços nos eixos.
Comprimento do traço
Define o comprimento das linhas que representam os traços nos eixos.
Legendas
Se estiver assinalado, os nomes (x, y) dos eixos são mostrados no desenho.
A Configuração da Grade
Você poderá definir o Estilo da Grade para uma das quatro opções:
Sem Grade
Não é desenhada nenhuma linha de grade na área de desenho
Linhas
Linhas contínuas formam um grade de quadrados na área de desenho.
Cruzes
São desenhadas algumas cruzes para indicar os pontos em que o 'x' e o 'y' possuem valores inteiros (⪚, (1,1), (4,2) &etc;).
Grade Polar
São desenhadas grades de raio e ângulo constantes na área de desenho.
A opção Largura da linha é usada para definir a espessura das linhas da grade.
A Configuração das Fontes
A Tabela do cabeçalho define a fonte usada para a tabela de informação nas impressões do &kmplot; e a Legendas dos eixos define a fonte usada para todas as legendas nos eixos da área de desenho.
Configuração da Escala
Para cada eixo, você poderá definir a Escala e a Impressão de um traço. A opção Escala seleciona quantas unidades cada um dos traços dos eixos terão de diferença (e, deste modo, quão longe serão desenhadas as linhas da grade); a opção de Impressão seleciona o comprimento de um traço quando é mostrado na tela ou impresso. Desta forma, estas opções podem ser usadas para alterar o tamanho do gráfico na tela ou na página. Por exemplo, se duplicar a configuração da Impressão, mantendo a mesma Escala, resultará num gráfico duplicado de altura ou de largura.