Copyright © 2000 Artur Rataj
É concedida permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Fundação do Software Livre; com nenhuma Seção Não Modificável, com nenhum Texto de Capa, e com nenhum Texto de Contra-Capa. Uma cópia da licença está incluída na seção intitulada "Licença de Documentação Livre GNU".
O KColorEdit é um editor de paleta dos arquivos. Ele pode ser usado para editar paletas de cores e para escolher e nomear cores.
Índice
O KColorEdit é um editor de paleta dos arquivos. Ele pode ser usado para editar paletas de cores e para escolher e nomear cores.
Os arquivos da paleta instalados pelo KDE podem ser do sistema ou de cada usuário. O último está nos diretórios de configuração privada do KDE e serão chamados de Cores Personalizadas e de Cores Recentes.
No KColorEdit você pode abrir todos destas paletas, tal bem como paletas em arquivos arbritários.
No diálogo Abrir Arquivo, você pode escolher de uma lista de paletas instaladas, ou navegar a pasta para encontrar um arquivo.
O cursor está visível como uma linha na visualização da paleta. Ela pode ser movida clicando numa área ao lado de uma cor.
O cursor tem as seguitnes funções:
Ele aponta para a cor depois dele. A cor, se alguma, está descrita abaixo da visualização da paleta. Você pode editar seu nome.
Ele pode ser usado para fazer uma seleção. Uma seleção pode ser feita clicando numa área ao lado de uma cor, então mover o cursor e movendo o rato com o botão esquerdo pressionado.
Se Após o cursor a caixa-verificar perto ao botão Adicionar uma Cor está verificado, uma cor do escolhedor de cor está colocado após o cursor. A cor é inserida ou sobrescreve uma outra, depedendo se o modo Sobrescrever escolhido. O modo pode ser escolhido marcando a caixa-verificar Sobrescrever, que está próximo ao Após o Cursor um.
Uma seleção que pode ser feita como estava escrita na seção anterior, pode ser usada com as operações copiar, recortar e colar.
O KColorEdit usa a seguinte formatação para os dados da área de transferência: para cada cor três números para os componentes vermelho, verde e azul, respectivamente, e um nome seguido por uma nova linha se tiver outra cor. Conseqüentemente, se por exemplo três números estão na área de transferência, elas podem ser coladas pelo KColorEdit como uma cor.
Uma cor pode ser selecionadas de um espaço RGB no KColorEdit nas seguintes condições:
Editando os componentes HSV ou RGB.
Selecionando uma cor dos painéis gradiente de cores. Na primeira da esquerda, dois dos componentes HSV pode ser selecionados e na primeira da direita, o terceiro componente. O terceiro pode ser escolhido clicando em um dos botões etiquetados H, S e V. O panel do primeiro componente mostra cores com os outros dois componentes iguais para este selecionado no painel do dois componentes. O painel do segundo componente pode mostrar cores com o terceiro componente fixado ou se a Variável caixa-verificar estiver marcada, com um valor igual ao primeiro selecionado no painel do primeiro componente. No modo Substituir, a cor selecionada em painéis substitui a primeira fora imediamente e no modo Mudar ele modifica a cor fora depois do clique ou um rato move quando um botão pressionado. Conseqüentemente no último modo a cor selecionada nos painéis gradiente pode ser diferente da cor de fora. Para sicronizar as cores o botão pode ser usado.
As cores da paleta e a seleção de cores de fora pode se arrastadas arrastadas com um rato.
Abrir uma nova janela
Iniciar uma nova paleta na janela atual.
Abrir uma paleta salvada.
Reabrir uma paleta que você tenha editada recentemente.
Fechar a janela KColorEdit atual.
Salvar a paleta aberta atualmente.
Salvar a paleta aberta atualmente com um novo nome.
Sair KColorEdit.
Cortar a cor selecionada atualmente para à área de transferência.
Copiar a cor selecionada atualmente para à área de transferência.
Colar uma cor da área de transferência.
Encontre a cor atualmente selecionada na paleta, no seletor de cores na esquerda.
Pegue uma cor de qualquer lugar na tela e encontre-a no seletor de cores na esquerda.
Se a paleta aberta atualmente tem nomes de cores, mostrar elas ao lado das cores.
Alternar ligar e desligar os ícones da barra de ferramentas
Alternar ligar e desligar a barrar de status.
Invoca a ajuda do KDE, iniciando a ajuda do KColorEdit.
Muda o cursor do mouse para uma mistura de uma seta com um ponto de interrogação. Clicando nos itens do KColorEdit você irá abrir uma janela de ajuda (se existir alguma para o item em particular) explicando a função do item.
Abre a janela para Reportar Falhas onde você pode relatar uma falha ou “sugerir” uma funcionalidade.
Isto irá mostrar a versão da aplicação e as informações do autor.
Isto mostra a versão do KDE bem como outras informações básicas.
KColorEdit copyright 2000 Artur Rataj
Documentação copyright 2000 Artur Rataj
Tradução de João Emanuel
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
O KColorEdit faz parte do projeto KDE http://www.kde.org/.
O KColorEdit pode ser encontrado no pacote kdegraphics no servidor FTP principal do projeto KDE ftp://ftp.kde.org/pub/kde/.
Para compilar e instalar o KColorEdit sem seu sistema, digite o sequinte no diretório base da distribuição de KColorEdit:
%
./configure
%
make
%
make install
Uma vez que o KColorEdit usa o autoconf e o automake você não deve ter problemas em compilá-lo. Se você tiver problemas por favor reporte-os às lista de correio do KDE.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team